FUNDAÇÕES ESPECIAIS

A Sondosolo está sempre à frente em inovação e tecnologia.

Elementos estruturais para transmitir os esforços de construções no solo. As fundações são divididas em dois tipos: fundações profundas e fundações rasas.

A Sondosolo presta vários tipos de serviços, nas seguintes áreas de atuação:

  • Indústrias
  • Edifícios
  • Centros Comerciais
  • Torres de Telefonia
  • Linhas de transmissão
  • Aeroportos
  • Rodovias
  • Barragens
  • Mineração
  • Saneamento
  • Meio Ambiente
  • Energias Alternativa

SERVIÇOS DE FUNDAÇÕES ESPECIAIS

ESTACA RAIZ

São utilizadas como fundação profunda em locais de difícil acesso, em condições especiais do subsolo (rocha, matacões, rochas decompostas e solos de alta resistência) e em locais onde a existência de vibrações fosse prejudicial a obras no entorno.

Estaca Raiz em solo: É uma estaca moldada “in loco”, executada através de perfuração rotativa ou roto-percussiva, revestida integralmente por meio de tubo metálico (tubo de revestimento), que garante a estabilidade da perfuração; armada em todo o seu comprimento e concretada com argamassa de cimento e areia. 

Estaca Raiz em solo e rocha: É uma estaca moldada “in loco” executada através de perfuração rotativa ou roto-percussiva, revestida integralmente no trecho em solo, por meio de tubo metálico (tubo de revestimento) que garante a estabilidade da perfuração. No trecho em rocha, seja na passagem de matacões ou no embutimento no topo rochoso, ela é executada a partir da perfuração interna ao tubo de revestimento, tendo como consequência a redução do diâmetro neste trecho.

ESTACA HOLLOW AUGER

As Estacas Hollow Auger são estacas moldadas “in loco”, executadas através de perfuração rotativa, com trado helicoidal segmentado, revestidas, são utilizadas como fundação profunda em locais de difícil acesso ou em situações específicas do subsolo, especialmente quando existe perigo de contaminação das camadas ou onde a existência de vibrações possam prejudicar as obras existentes no entorno.

ESTACA HÉLICE CONTÍNUA MONITORADA

São estacas moldadas “in-loco”, através de perfurações no solo de diversos diâmetros com emprego de uma hélice contínua, sem emendas, dotada de uma ponteira cortante.

Uma vez que a perfuração venha a atingir a cota de ponta da estaca, inicia-se, sem que a hélice seja retirada, o processo de concretagem por uma tubulação interna e longitudinal, solidarizada à hélice.

Nesse momento, a hélice começa a ser sacada sem rotação simultaneamente ao bombeamento do concreto. Todo esse processo é monitorado por um sistema de computador, instalado na cabine da perfuratriz, gerando gráficos de Momento de Torção, Velocidade de Rotação, Velocidade de Avanço, Perfil da Concretagem, entre outros. Futuramente, caso ocorra algum problema, esses gráficos servirão para a verificação da perfeita execução da estaca.

Após a conclusão da concretagem é feita a aplicação manual da armadura, que irá servir também de ligação entre a estaca e o bloco a ser concretado.

As estacas em questão possuem diâmetros, que variam de 25 cm a 120 cm.

Quanto à armação, geralmente utilizam-se barras de aço estrutural CA-50, variando em quantidades e diâmetros de acordo com as cargas atuantes e com o projeto de fundação.

São fundações profundas, operando com uma enorme gama de cargas e em situações diversas do subsolo, podendo ser utilizadas em qualquer tipo de construção.

MICRO-ESTACAS INJETADAS

São estacas que se executam com tecnologia de tirantes injetados em múltiplos estágios (uso de válvulas múltiplas denominadas “manchetes”), utilizando-se, em cada estágio, pressão que garanta a abertura das “manchetes” e posterior injeção. Ao contrário das estacas tipo raiz, usam-se altas pressões de injeção.

INJEÇÃO DE CONSOLIDAÇÃO

ESTACA PERFIL METÁLICO

São utilizadas em situações que exigem fundações profundas, devido a baixa capacidade de suporte dos solos superficiais e também devido à magnitude das cargas existentes. Podem ser empregadas para fundações de prédios, indústrias e para execução de escoramento, entre outros.

Consiste na cravação de elementos de aço (estacas), até que este atinja camadas propícias para recebimentos das cargas existentes.

As estacas metálicas são constituídas por peças de aço laminado ou soldado tais como perfis de seção I e H, chapas dobradas de seção circular (tubos), quadrada e retangular bem como os trilhos, estes geralmente reaproveitados após sua remoção de linhas férreas.

A utilização desse tipo de estaca se torna economicamente viável, pois podem atender a várias fases de construção da obra além de permitir uma cravação fácil, provida de baixa vibração, trabalhando bem à flexão e não tendo maiores problemas quanto à manipulação, transporte, emendas ou cortes. Além disso, podem ser cravadas através de terrenos resistentes sem ter o risco de provocar levantamento de estacas vizinhas.

Tanto os perfis quanto os trilhos podem ser empregados como estacas em sua forma simples ou como composição paralela de vários elementos.

NOSSOS SERVIÇOS

TOPBANNER 3 (1)a

Estudo Geotécnico

São ensaios feitos no solo para determinação de parâmetros mecânicos e das características do mesmo.

fundações_especiais_01

Fundações Especiais

Elementos estruturais para transmitir os esforços no solo. As fundações são divididas em dois tipos: fundações profundas e fundações rasas.

contenções

Contenções

Estruturas utilizadas para contenção de taludes, encostas, etc.